top of page

Este evento já decorreu

PERFORMANCE E DOCUMENTÁRIO

23 Novembro 2017 - 21h30

Entrada livre

MIRA artes performativas

Rua Padre António Vieira, nº 68, 4300-030 Porto, Portugal

Quinta Nómada | performance e documentário


“EFÍGIE | NATUREZA MORTA!”, performance de Flávio Rodrigues


“Rompendo os Muros da Prisão II”, documentário de Luísa Pinto e Caroline Maia


Programação: Hugo Cruz

“EFÍGIE | NATUREZA MORTA!”
Apresentação de ações em modo sequencial (não expostas a uma narrativa linear ou qualquer cronologia), exploradas ao longo deste ano em torno do projeto intitulado Efígie.
Este projeto desenvolveu-se a partir de analogias propostas por reflexões em torno da ideia de extinção, onde a natureza é exposta enquanto sujeito primordial e central para as várias manifestações decorridas ao longo do ano: performativas, sonoras ou visuais.


Na urgência de pontos de encontro entre as ações – Efígie, Efígie | Dilúvio das águas mortas, Efígie | Chorus Landscape – emerge um lugar comum, o do abismo e do salto para com o encontro de uma diluição essencial e de base, a ser apresentada nas quintas nómadas no MIRA artes performativas.

“Rompendo os Muros da Prisão II”
A encenadora Luísa Pinto reuniu uma equipa de oito reclu­sos dos dois estabelecimentos Prisionais de Santa Cruz do Bispo, ala feminia e masculina, mas cinco dos quais inimputáveis, com cinco atores profissionais e dois músicos numa investigação teatral inédita, que contou com apresentações publicas, no MIRA FORUM. Este projeto foi objeto de estudo da sua tese de Doutoramento a estudos Teatrais e Performativos que está a realizar na Universidade de Coimbra. Este documentário revela os seis meses do processo da peça “O Filho Pródigo”, de Helder Wasterlain e João Maria André. que culminou em duas emotivas apresentações públicas e fora dos muros da prisão.


O filme é realizado por Caroline Maia e Luísa Pinto, a encenadora que há anos vem trabalhando esta temática do Teatro enquanto meio privilegiado de integração e onde se insere este projecto, que é agora objecto da sua tese de Doutoramento.

bottom of page