top of page

Este evento já decorreu

MONSTRATOR

PERFORMANCE-LECTURE

 

7 Setembro 2017 - 21h30

Entrada livre

MIRA artes performativas

Rua Padre António Vieira, nº 68, 4300-030 Porto, Portugal

Aconteceu na quinta-feira, 7 de setembro, pelas 21h30 no MIRA artes performativas mais uma Quinta Nómada com: “Monstrator” de Helena Botto com Marc Philipp Gabriel
Programação: Hugo Cruz


MONSTRATOR, na sua versão de palco, é uma performance onde monstros, freak shows, zoos humanos, exposições coloniais e outras maravilhas e aberrações – tais como seres humanos – se encontram presentes. O objetivo deste trabalho é o de investigar e explorar formas de transformar e fundir os papéis convencionais do monstro, do anfitrião do show e do público de forma a reflectir sobre mecanismos de construção de alteridade. Monstrator faz uso da estética do grotesco, onde tudo se apresenta num estado exagerado e hibridizado, entre o visível e o invisível, criando-se uma constelação absurda em que as linhas entre o humor e o horror se diluem e onde. Num universo de estranhamento, levanta-se a questão: Afinal, o que/ quem é o Monstro? O espectáculo estreou em Berlim, no festival Ausufern nos Uferstudios, em Agosto.
No Porto será apresentada uma versão adaptada em forma de performance-lecture.


Créditos:
Conceito de Helena Botto (direcção artistica e performance), desenvolvido em colaboração com Marc Philipp Gabriel (performance);
Joshua Rutter (desenho de som / composição);
Philipp Weinrich (video);
Susanne Mayer (Dramaturgia);
Susanne Foellmer (aconselhamento em estética do Grotesco);
Gretchen Blegen (desenho de luz) e Julia Danila (produção).


Apoios
Monstrator é uma co-produção com Hebelhalle | Künstlerhaus | UnterwegsTheater Heidelberg e o Choreographischen Centrums Heidelberg | TanzAllianz.


Financiada por Freundeskreis der UdK | Karl Hofer Gesellschaft, TanzMapping Berlin e o Goethe-Institut do Porto, com o apoio de AUSUFERN | Uferstudios GmbH, Vierte Welt, Companhia Instável Porto e MIRA artes performativas.

bottom of page